Estágio Ambev: Saiba sobre o processo seletivo do campo ao copo

EngagementGamificationHR Tech

A PushStart foi responsável por vários processos seletivos gamificados da Ambev / AbInbev ao longo do ano no Brasil e na América Latina. A multinacional de bebidas pôde contar com o nosso apoio tanto nos processos de estágio quanto de trainee, utilizando as nossas plataformas Stories e Dynamics

Neste artigo vamos focar apenas no processo Estágio Ambev, que foi dividido entre Jornada Além dos Rótulos, Ambev Expo e Day Challenge. Elementos que combinados, permitiram a estreia do metaverso corporativo da PushStart, destaque na reportagem da Folha de São Paulo.

Jornada Além dos Rótulos

A etapa da Jornada Além dos Rótulos foi em formato de Stories. Este tipo de processo gamificado é bem parecido com o famoso story das redes sociais, e permite aos candidatos conhecerem mais sobre a empresa e responder a diversos tipos de desafios de lógica, fit/match cultural. O processo foi uma oportunidade também de conhecer a cadeia produtiva do campo ao copo, através de textos explicativos e vídeos com a participação de colaboradores da Ambev de diferentes áreas. A Jornada Além dos Rótulos contou também com uma versão PCD, para que os candidatos com deficiência pudessem ser incluídos no processo seletivo. Essa Jornada já vem sendo utilizada há muitos processos, ficando cada vez mais robusta e sólida em seus resultados tanto na seleção de participantes, como um NPS (Net Promoter Score, ou Pontuação do Promotor Líquido) de excelência, mostrando como a gamificação é uma ótima ferramenta em processos de recrutamento e seleção.

Ambev Expo

Os aprovados na etapa da Jornada Além dos Rótulos puderam utilizar a plataforma Ambev Expo, o metaverso corporativo do KolabVerse. A Ambev foi a primeira empresa estrear na nosso metaverso. Esta parte do processo não era obrigatória, porém tinha o propósito de preparar os candidatos para a próxima etapa: o Day Challenge.

Em um metaverso Ambev, os candidatos puderam criar o seu próprio avatar (representação da imagem dos jogadores dentro de um game ou plataforma) com mais de 20 milhões  de possibilidades de customização com diferentes tipos de cabelo, roupa, acessórios e tons de pele. Além disso, era possível falar com NPCs (personagem não jogável) que representavam os colaboradores Ambev. Ao falar com cada NPC os candidatos podiam saber mais sobre a própria Ambev, receber dicas sobre o Day Challenge, como usar o Zoom, como participar de uma dinâmica de grupo e muito mais. 

A Ambev Expo contou também com vídeos e materiais sobre a área de interesse (Business, Supply ou Tech), e acesso à área do happy hour digital para falar com outros candidatos dando dicas sobre o grande dia.

Leia a matéria que saiu na Folha de São Paulo sobre o nosso metaverso corporativo, o KolabVerse.

Day Challenge

Já o Day Challenge foi realizado através do Dynamics, plataforma de dinâmicas de grupo online desenvolvida pela PushStart. Divididos entre Business, Supply e Tech, os candidatos precisaram discutir e responder diferentes tipos de perguntas. Para isso, contaram com um material enviado previamente com o conteúdo específico de cada área que estavam concorrendo à vaga e para dar o suporte necessário na hora de responder as perguntas. Eles tiveram também o apoio de um quadro com informações extras, que funcionava como complemento do material enviado. Ao final, cada grupo precisou fazer uma apresentação das suas ideias para o time Ambev. 

A experiência contribuiu para o aprendizado sobre a empresa, os processos internos e externos e para que os gestores da Ambev avaliassem os candidatos da melhor forma possível. Seguimos com essa parceria de sucesso com Ambev e que venham novos projetos!

Para a avaliação dos candidatos o Time Ambev utilizou o App do Gestor, uma plataforma de avaliação individual que cria um parâmetro de notas para ser reunida em um consenso automatizado, com gráficos e relatórios atualizados em tempo real, possibilitando assim, avaliações mais ágeis e práticas.

A PushStart estará presente no RH Leardership Xperience 2022, em 4 de abril, das 9h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento de inovação e tecnologia da América Latina receberá profissionais líderes de recrutamento e seleção e empresários das mais diversas áreas.

Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.

Be a Pusher you too

We are always looking for people who love to work with innovation and creativity. Join our team! We have job opportunities for:

Send your portfolio