Braskem Game: De volta e com cara nova

EngagementHR TechGamification

A gigante petroquímica Braskem , junto com a Cia de Talentos , já tinham feito parceria com o time da PushStart para a gamificação de processos seletivos, dando origem aos projetos Braskem Stories e Braskem Game 2020, jogos com linguagem moderna para engajar os candidatos.

Com o sucesso da primeira versão do Braskem Game , que contornou com mais de 30 mil candidatos na primeira fase, a Pushstart desenvolveu uma nova versão gamificada do processo seletivo em formato de RPG. Agora, com novas melhorias no mapa da cidade, além de customização dos personagens, novos acessórios e melhorias adicionais para esse ano.

O intuito foi mostrar o funcionamento dos desafios da Brask em de inovar, mas de maneira interativa, divertida e funcional para o recrutamento de candidatos que sejam propostos na mesma hora das características da empresa. No jogo, jogo ou jogo não aberto todo o mapa para os jogadores , ou ''-jogador/jogador/jogador aberto) por todos os jogadores ( ou ''-personagem) que também damos itens, dicas e ditam tarefas. A mecânica muito bem um jogo de configuração próprio que o formato de RPG funcionará em controlar seu personagem, se movimentar com qualquer um que seja o jogo próprio da NPC, além de ter a possibilidade de fazer o seu personagem. hora que quiser.

Como um dos focos do jogo é mostrado como o plástico se transforma, a cidade foi um bom ambiente para mostrar o impacto das iniciativas, projetos e produtos no cotidiano. Novos itens colecionáveis, como face shield (escudo facial), chave de carro e objetos com design atualizado foram pensados ​​para exemplificar visualmente como a Brask está presente no nosso dia a dia, e que muitas vezes nos damos conta.

Imagem de todos os itens colecionáveis ​​do jogo Braskem Game

Os ambientes exploráveis ​​são lugares diretamente ligados à Braskem, em diferentes frentes: a planta, onde a produção em si; a sede, pela parte administrativa, para mostrar um pouco do ambiente mais divulgado da empresa, o Centro de Inovação, que não é um lugar físico real, mas ele ajuda a materializar os incentivos a startups com projetos de impacto para a sociedade. No fim, todos esses lugares, grandes ou pequenos, se voltam para a melhoria e desenvolvimento da sociedade.

Imagem do mapa do jogo Braskem Game

Exploração

Esta fase do jogo continua sendo ''Exploração'', os candidatos podem jogar e conhecer mais sobre a companhia e seus colaboradores, com depoimentos e dicas gravados em vídeo para aumentar a aumentar. Agora, a nova versão do jogo também vem com 16 itens obrigatórios, 16 itens colecionáveis ​​e moradores da cidade, e que vivem como moradores dessa cidade fictícia. 

A maior função da fase é averiguar aspectos do candidato, através das escolhas feitas durante a experiência. Como a ideia é que cada escolha seja, o jogo é feito para tentar escolher o mais confortável e imerso possível.

Tanto os personagens quanto os itens colecionáveis ​​possuem o papel de falar um pouco sobre o universo Braskem, incluindo a cultura, as pessoas, o portfólio de produtos, curiosidades e responsabilidades. Então, ao fim da experiência, o candidato termina a avaliação atualizando um pouco mais sobre a empresa.
Inovação

Depois de completar a fase de ''Exploração' fase', os candidatos selecionados podem jogar a seguinte de “Inovação”. Aqui, novas tarefas são desbloqueadas, sendo algumas delas respondidas com mensagens de texto e áudios pelos próprios, que são enviadas para os avaliadores da Braskem, com a intenção de descobrir mais sobre os candidatos e suas ideias.

Novidades

Novas roupas, penteados e acessórios foram implantados na customização personagem do candidato, com camiseta tematizada com as cores da bandeira LGBTQIAP+, turbante e dreads. Isso contribui para o aumento da diversidade dentro do jogo. Além do botão de escolha para o personagem, também foi implementado outros botões nesta mesma aba de customização, como o pronome pelo qual o candidato se identifica.

Imagem de personalização do personagem do jogo Braskem Game

A possibilidade de criar um personagem com sua aparência, nome e pronome de preferência, ajuda os candidatos a se sentirem mais imersos no jogo. Desta forma, os candidatos irão aprender mais confortáveis ​​sobre a Bra.

Imagem da seleção de pronomes no jogo Braskem Game

Os jogadores são guiados através de uma seta ao seu personagem e, para ajudar ainda mais, foi implementado um novo botão de “avanço rápido'', tendo um símbolo de foguete, para que os jogadores sejam levados instantaneamente para os NPCs com a próxima missão.

Imagem do botão de avanço rápido no jogo Braskem Game

O que está sendo muito fácil, em um primeiro momento, pode causar um jogo tão certo para aqueles que não estão muito familiarizados com jogos digitais, mas sim intuitivo de ser desenvolvido, contendo tutoriais explicando a mecânica de como o jogo e mini jogos dentro dele funcionar .

O projeto desejado foi avaliado com um NPS proposto, que alcançou seu objetivo de empresa, pretende ser um processo seletivo gamificado e mais projetado, que transforma o sonho de um que funcione na realidade.

A PushStart será apresentada no RH Leardership Xperience 2022, em 4 de abril, das 9h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento de profissionais e tecnologia da América Latina receberá líderes de recrutamento e seleção e empresário das mais diversas áreas. 

 

Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.

Be a Pusher you too

We are always looking for people who love to work with innovation and creativity. Join our team! We have job opportunities for:

Send your portfolio