Braskem Game: De volta e com cara nova

A gigante petroquímica Braskem, junto com a Cia de Talentos, já tinham feito parceria com o time da PushStart para a gamificação de processos seletivos, dando origem aos projetos Braskem Stories e Braskem Game 2020, jogos com linguagem moderna para engajar os candidatos.

Com o sucesso da primeira versão do Braskem Game, que contou com mais de 30 mil candidatos na primeira fase, a Pushstart desenvolveu uma nova versão gamificada do processo seletivo em formato de RPG. Agora, com novas atualizações no mapa da cidade, adição de customização dos personagens, novos desafios e conteúdos voltados para esse ano.

O intuito sempre foi mostrar o funcionamento e os desafios da Braskem na hora de inovar, mas de maneira leve, interativa, divertida e funcional para o recrutamento de candidatos que compartilham das mesmas características da empresa. No jogo, o mundo é aberto para os players (jogadores, em português) interagirem e se movimentarem por onde quiserem, com itens espalhados por todo o mapa e alguns NPCs (non-player character, ou ‘’personagem não jogável’’), que também dão itens, dicas e ditam tarefas. A mecânica de um jogo de formato RPG funciona muito bem pela imersão que os candidatos têm em controlar seu próprio personagem, conseguir se movimentar livremente em qualquer lugar do mapa, falar com qualquer NPC, além de ter a possibilidade de fazer as missões do jogo a hora que quiser.

Como um dos focos do jogo é mostrar como o plástico se transforma, a cidade foi um bom ambiente para mostrar o impacto das iniciativas, projetos e produtos no cotidiano. Novos itens colecionáveis, como face shield (escudo facial), chave de carro e outros objetos com design atualizado foram pensados para exemplificar visualmente como a Braskem está presente no nosso dia a dia, e que muitas vezes não nos damos conta.

Imagem de todos os itens coletáveis do jogo Braskem Game

Os ambientes exploráveis são lugares diretamente ligados à Braskem, em diferentes frentes: a planta, onde acontece a produção em si; a sede, pela parte administrativa, para mostrar um pouco do ambiente mais descontraído da empresa, e o Centro de Inovação, que não é um lugar físico real, mas ele ajuda a materializar os programas de incentivo a startups com projetos de impacto para a sociedade. No fim, todos esses lugares, grandes ou pequenos, se voltam para a melhoria e desenvolvimento da sociedade.

Imagem do mapa do jogo Braskem Game

Exploração

Esta fase do jogo continua sendo ‘’Exploração’’, os candidatos podem jogar e conhecer mais sobre a companhia e seus colaboradores, com depoimentos e dicas gravados em vídeo para aumentar a imersão. Agora, a nova versão do jogo também vem com minijogos (15 obrigatórios e 16 opcionais), itens colecionáveis espalhados pela cidade e personagens colaboradores da Braskem, e que vivem como moradores dessa cidade fictícia. 

A maior função da fase é averiguar aspectos do candidato, através das escolhas feitas durante a experiência. Como a ideia é que cada escolha seja genuína, o jogo é feito para tentar deixar o candidato o mais confortável e imerso possível.

Tanto os personagens quanto os itens coletáveis possuem o papel de falar um pouco sobre o universo Braskem, incluindo a cultura, as pessoas, o portfólio de produtos, curiosidades e responsabilidades. Então, ao fim da experiência, o candidato termina a avaliação aprendendo um pouco mais sobre a empresa.
Inovação

Depois de completar a fase de ‘’Exploração’’, os candidatos selecionados podem jogar a fase seguinte chamada de “Inovação”. Aqui, novas tarefas são desbloqueadas, sendo algumas delas respondidas com mensagens de texto e áudios pelos próprios participantes, que são enviadas para os avaliadores da Braskem, com a intenção de descobrir mais sobre os candidatos e suas ideias.

Novidades

Novas roupas, penteados e acessórios foram implementados na customização do personagem do candidato, com camiseta tematizada com as cores da bandeira LGBTQIAP+, turbante e dreads. Isso contribui para o aumento da diversidade dentro do jogo. Além do botão de escolha para personagem cadeirante, também foi implementado outros botões nesta mesma aba de customização, como o pronome pelo qual o candidato se identifica.

Imagem de customização de personagem do jogo Braskem Game

A possibilidade de criar um personagem com sua aparência, nome e pronome de preferência, ajuda os candidatos a se sentirem mais imersos no jogo. Desta forma, os candidatos estarão mais confortáveis para tomar decisões e mais interessados a aprender mais sobre a Braskem.

Imagem da seleção de pronomes no jogo Braskem Game

Os jogadores são guiados através de uma seta próxima ao seu personagem e, para ajudar ainda mais, foi implementado um novo botão de “avanço rápido’’, tendo um símbolo de foguete, para que os players sejam instantaneamente levados para os NPCs com a próxima missão.

Imagem do botão de avanço rápido no jogo Braskem Game

O jogo, em um primeiro momento, pode causar um certo impacto para aqueles que não são muito familiarizados com jogos digitais, mas acaba sendo fácil e intuitivo de ser jogado, contendo tutoriais explicando a mecânica de como o game e os mini games dentro dele funcionam.

O projeto foi avaliado com um NPS de nível de excelência, mostrando que conseguiu atingir seu objetivo, ser um processo seletivo gamificado e mais engajado, que transforma o sonho de um candidato que deseja trabalhar na empresa em realidade.

 


Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.


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