Grupo Boticário: Processo de recrutamento em formato de Stories

EngagementHR TechGamification

O Grupo Boticário, que engloba as maiores marcas de referência no segmento de beleza no Brasil, se uniu com a PushStart para criar um processo seletivo em formato de Stories com a cara da empresa. Intitulado de Jornada Geração_B, o projeto conta um pouco mais sobre o Grupo, mostra através da gamificação as tarefas realizadas pela empresa e seus planos para impactar positivamente cada vez mais o futuro do planeta com iniciativas de diversidade e sustentabilidade. 

O Grupo começou com uma das marcas mais antigas no ramo da beleza no Brasil, O Boticário, já no frasco que hoje é um clássico. Em 2010, tornou-se o Grupo Boticário, um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo, englobando marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box, Vult, Multi B e Beleza na Web, atuando em lojas físicas, pontos de vendas em todo o Brasil, revendedores através de venda direta e com o maior e-commerce da América Latina. 

Diante de marcas gigantes e entendendo a mensagem que cada uma transmite, a PushStart desenvolveu o ecossistema do Grupo utilizando os Stories, uma plataforma em um formato gamificado com conteúdo personalizado no estilo story das redes sociais. Nele, foram implementados elementos, história, produtos, projetos de inovação e essências da empresa. Os candidatos para estágio e trainee foram convidados a explorar esse ecossistema através da Jornada Geração_B, e assim, ter uma experiência mais imersiva e descontraída do que os processos seletivos convencionais.

Imagem ilustrativa do game stories jornada boticário

A Jornada Geração_B contou com três trilhas focando nos seguintes temas: 

Nossa História: contou como o Grupo Boticário foi criado, seu crescimento em números e o dia a dia pela visão de um trainee; 

Nossas Essências: explicou sobre as 5 essências da empresa guiam os colaboradores no dia a dia, e com o objetivo de apresentar os principais valores aos candidatos;

Nossos Negócios: mostrou as principais frentes de atuação do Grupo, junto com os compromissos sociais e ambientais. Também mostrou a abrangência e as oportunidades disponíveis oferecidas pela empresa, onde engloba várias marcas e com possibilidades de interação entre elas ou até transitar entre elas.

Todas as trilhas contaram com a participação de colaboradores e trainees do Grupo através de vídeos, contando sobre um tema e o dia a dia da empresa, conectando ainda mais os candidatos com as frentes, as dificuldades e as conquistas que se depararam ao longo de sua jornada. As questões das trilhas foram divididas entre fits (questões ligadas ao comportamento) e gamificadas (questões ligadas a lógica), com o objetivo de  analisar tanto o lado comportamental e emocional quanto o lógico e racional. 

Com o final da jornada, através do NPS (Net Promoter Score, ou Pontuação do Promotor Líquido) de excelência que recebemos dos candidatos, conseguimos perceber o quão a gamificação de um processo seletivo impacta positivamente, principalmente, o conhecimento sobre a empresa, mostrando frentes que às vezes  podem ficar mais internas, e que brilham mais ainda os olhos dos participantes, aumentando sua vontade de fazer parte do universo que o Grupo vem construindo ao longo dos anos. Desta forma, os candidatos não ficam menos nervosos, por dar a sensação que estão em um jogo do universo da empresa, absorvendo os aprendizados. A partir do feedback do Grupo Boticário, percebemos que conseguimos melhorar o processo de recrutamento e conectar candidatos qualificados e apaixonados pelo universo da empresa, extraindo o máximo de suas competências de uma maneira leve, imersiva e diferente dos processos seletivos tradicionais, assim, evoluindo os dois lados, a empresa e quem quer fazer parte dela.

A PushStart estará presente no RH Leardership Xperience 2022, em 4 de abril, das 9h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento de inovação e tecnologia da América Latina receberá profissionais líderes de recrutamento e seleção e empresários das mais diversas áreas. 

Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.

Be a Pusher you too

We are always looking for people who love to work with innovation and creativity. Join our team! We have job opportunities for:

Send your portfolio