Durante as rodadas de negócio da Kidscreen Summit 2019 (Miami/EUA), evento mais importante da indústria de entretenimento infantil, a PushStart se reuniu com a Milo Productions, uma empresa canadense com mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdos para crianças. A produtora do Canadá buscava parceiros para aumentar o engajamento e a retenção da sua plataforma de streaming infantil, Muslim Kids TV, presente em mais de 60 país e com mais de 15 mil conteúdos em seu catálogo, incluindo animações, e-books e jogos.
Originalmente, a experiência do serviço de streaming era composta de uma lista de conteúdos que o usuário poderia interagir para adquirir pontos, mas sem um objetivo maior. A ideia da PushStart, para aumentar o engajamento do público, foi estruturar o conteúdo com gamificação dentro de um storytelling, onde o usuário passa a ter um avatar de herói, com a missão de evoluir seu mapa, com construções baseadas nos pilares da plataforma:
-
Sociedade & Valores: cor azul e universidade;
-
Estudos Sociais: cor rosa e museu;
-
Saúde: cor laranja e parque;
-
Ciência: cor verde e observatório;
-
Estudos Religiosos: cor roxa e mesquita.
Localizado no centro do mapa está o Quartel dos Heróis, que também evolui conforme a criança avança em sua jornada dentro da gamificação. Quando o perfil é criado, a criança pode customizar o seu avatar, e qualquer conteúdo consumido conta pontos para desbloquear e evoluir os prédios para suas versões mais completas.
Uma função muito importante de segurança é a separação dos perfis. Apenas os perfis parents (pais) e teacher (professor) possuem acesso às opções de pagamentos, além de conseguirem ver o progresso de seus filhos e alunos.
A comunidade muçulmana no Canadá é tão antiga quanto o próprio país. Quatro anos após a fundação do Canadá, em 1867, um censo canadense de 1871 encontrou 13 muçulmanos entre a população. Em 2010, o Pew Research Center estimou que havia cerca de 940 mil muçulmanos no Canadá. Em 2015, o mesmo instituto classificou o Islamismo como a segunda maior religião do mundo, com 1,8 bilhões de adeptos, atrás apenas do Cristianismo com 2,3 bilhões.
A base da plataforma Muslim Kids TV está ligada aos principais ensinamentos do Islamismo, de acordo com o livro sagrado Qur’an (“Corão” ou “Alcorão”), e coube a PushStart a nobre missão de realçar essa mensagem por meio de uma interface intuitiva, atrativa e lúdica. As experiências anteriores da PushStart com gamificação de conteúdos infantis e como finalista do Games For Change Awards (NY) foram fundamentais para conquistar a confiança dos criadores da plataforma, Michael Milo e Flordeliza Dayrit.
Muslim Kids TV está disponível para download nas principais lojas de aplicativos e através do Android TV, Apple TV, Amazon Fire e Roku TV.