O Digital inovando em um dos maiores processos seletivos de Trainee

EngagementHR Tech

Buscando Ser Trainee é uma evolução do projeto “Trainee Feito Pra Você” através da parceria entre PushStart e Itaú Unibanco, em 2018. O desafio agora era expandir o projeto que tornou-se o centro do processo seletivo. A nova versão, que poderia ser acessada pelo candidato tanto por desktop quanto por celular, permitiu aos candidatos acompanharem todo o processo seletivo de forma rápida e prática. Pela plataforma era possível fazer testes de raciocínio lógico e inglês, um business case e uma entrevista final com os executivos do banco, além de ter acesso a MUITOS conteúdos novos em vídeo e podcast. Tudo isso para trazer o candidato à realidade do maior banco privado do país.

Certamente, a maior inovação foi a acessibilidade da plataforma, em especial nas avaliações que faziam parte do processo seletivo. A PushStart, junto com o time de desenvolvimento do Itaú, criou um modelo de prova acessível para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência), mantendo o fluxo e as avaliações de forma igualitária para todos. O layout da plataforma foi pensado para ter mais contraste, proporcionando também um controle de aumento e redução de caracteres para pessoas com baixo grau de visibilidade. Também foi empregada uma navegação fácil, onde, por meio do teclado, era possível acessar todas as partes do site. E para os deficientes auditivos, foram inseridos tags e propriedades próprias do HTML, para que o leitor de tela chegasse a um botão onde visualmente estivesse escrito “acessar conteúdo”. Ali, ele leria “clique aqui para acessar o conteúdo referente a área de atacado”, por exemplo. Tudo isso foi para nivelar ao máximo as provas de maneira igualitária para todos os participantes do processo seletivo, fossem eles PcDs ou não.

Outra novidade ocorreu nas etapas presenciais de Bootcamp, Business Case e Entrevistas, onde o Itaú utilizou pela primeira vez o APP DO GESTOR da PushStart, um webApp que permite aos gestores avaliarem cada competência dos candidatos, escreverem comentários e trocar feedbacks personalizados entre os demais avaliadores.

O Buscando Ser Trainee 2020 atingiu seu objetivo, chegando a mais de 70 mil candidatos que buscavam ingressar em uma das empresas mais desejadas do país. O projeto foi liderado com sucesso no Itaú Unibanco pela Camila Amélio e Ana Laginha, além da equipe da Cia de Talentos. A confiança depositada pelo Itaú Unibanco à PushStart foi essencial para os oitos meses de trabalho na plataforma, o que permitiu mais uma vez excelentes resultados, além de muita inovação digital para o banco e seus candidatos!

Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.

Be a Pusher you too

We are always looking for people who love to work with innovation and creativity. Join our team! We have job opportunities for:

Send your portfolio