Transmedia: como o NesPLAY levou hábitos saudáveis para As Aventuras de Poliana e milhares de famílias

Change the WorldEngagementGamification

Em 2015, a Legião dos SuperPoderes surgiu como uma ação gamificada destinada ao incentivo de hábitos saudáveis entre crianças. Em 2017, essa ideia evoluiu para o Nesplay, um aplicativo com jogos e receitas que auxiliava os pais a levarem uma vida mais saudável com seus filhos.

Já no ar, o Nesplay alcançava milhares de pessoas pelo Brasil, mas o objetivo em 2019 foi levá-lo a nível nacional, e a forma encontrada pela Nestlé, em parceria com a agência FOR ALL e a PushStart, foi a integração do aplicativo com a novela infanto-juvenil As Aventuras de Poliana (SBT, 2018 - presente). A trama, baseada na série de livros Pòllyana, da autora estadunidense Eleanor H. Porter (1868 - 1920) e adaptada aqui por Íris Abravanel, conta a história de Poliana, uma jovem que vê sua vida mudar por completo ao ter que se mudar para São Paulo e morar com sua tia Luísa.

Não foi difícil integrar o aplicativo à narrativa da produção televisiva, pois a história trata da capacidade que crianças têm de impactar o mundo de forma simples e pura, e a Nestlé que tem como meta transformar a vida de pessoas por meio da alimentação, enxergou a possibilidade de integrar duas mídias que se fortalecem juntas. Na trama, o aplicativo surge como uma sugestão da escola Ruth Goulart para os pais usarem com seus filhos em casa, estimulando a prática de exercícios e o consumo de alimentos saudáveis.

As aparições na novela logo mostraram resultado. Em dias de exibição, o número de downloads chegou a marca de 50 mil consecutivos. Com essa experiência, a PushStart viu como uma grande experiência de convergência de campanhas, e como é importante pensar na capacidade que o digital possui no auxílio a este objetivo. A junção de conteúdos encontrou um propósito: dar às pessoas uma vida mais saudável, e isso mostra como é possível impactar um grande número de pessoas para melhor, levando serviço, entretenimento e diversão em qualquer plataforma e a qualquer hora do dia.

Written by Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.

Be a Pusher you too

We are always looking for people who love to work with innovation and creativity. Join our team! We have job opportunities for:

Send your portfolio