Conheça o processo de dinâmica em grupo para trainee da Ambev

RH TechGamificaçãoEngajamento

A PushStart, com a plataforma Dynamics, desenvolveu processos seletivos para uma das maiores produtoras de bebidas do Brasil, a Ambev. O Dynamics, através da gamificação, nos permite criar dinâmicas online com conteúdos personalizados. Para o processo de recrutamento de trainee que realizamos no segundo semestre, desenvolvemos dinâmicas nas áreas de Business, Logística, Supply e Tech.

Business

Para Business, a PushStart desenvolveu o Jogo do Zé, game baseado no Zé Delivery, uma plataforma B2C que se destaca como o maior delivery de bebidas da América Latina. No jogo de cartas, o próprio Zé deu algumas dicas de qual marca e o impacto positivo que ela pode causar no mundo para os candidatos se basearem e realizarem um projeto.

Logística

Usando o contexto da Ambev, os candidatos eram convidados para criar um plano de logística, focando em questões para melhorar o processo de transporte sustentável e pensar em questões de tecnologia e impactos sociais.

Imagem ilustrativa do case de Logística da Ambev desenvolvido pela PushStart

Supply

Os candidatos passaram por desafios de alternativas, em que os grupos precisavam entrar em consenso para determinar as melhores escolhas para cada rodada. Essa dinâmica também contou com um jogo em forma de simulador, onde mostrava algumas variáveis dependendo da escolha dos candidatos, também dando a possibilidade de rever as escolhas e simular uma nova proposta.

Imagem ilustrativa do case de Supply da Ambev desenvolvido pela PushStart

Tech

A dinâmica teve como contexto a melhoria da produção de cerveja da Ambev, focando em tecnologia e agilidade. Para desenvolver o projeto, os candidatos tiveram um momento de check-in (oportunidade em que os candidatos podiam conversar e tirar dúvidas com os gestores da Ambev), também podendo pedir mentoria para um assunto específico.

Imagem ilustrativa do case de Tech da Ambev desenvolvido pela PushStart

Para todas as áreas, antes do dia da dinâmica, foram enviados materiais com conteúdos informativos, que ajudaram os candidatos a se prepararem e chegarem no dia com informações prévias sobre assuntos, palavras ou termos utilizados nos webcases. Todas as dinâmicas também possuíam notícias e dados fictícios, que poderiam ser utilizados como base, mas também sendo permitido a busca por outras ferramentas. No final foi criado um Pitch, com todas as respostas computadas pelos grupos para o momento de apresentação para os gestores.

Além de desenvolver a plataforma em que os candidatos atuam para a realização do projeto em grupo, a PushStart também desenvolveu o App do Gestor, uma ferramenta que facilita analisar individualmente os participantes para o recrutamento, onde os gestores avaliam os candidatos de diversas maneiras, com o uso de estrelas (de 1 a 5), comentários e uma série de competências que podem ser sinalizadas como destaques para a avaliação de cada candidato. A plataforma de comunicação Zoom também ajudou para um melhor conhecimento das habilidades de trabalho em grupo de cada participante durante todo o desenvolvimento das dinâmicas. 

Imagem ilustrativa do app do gestor criado pela PushStart

A Ambev é um cliente que está desenvolvendo com a PushStart uma longa parceria, sempre abraçando as ideias mais diversas e inovações da Push, e junto com o NPS (Net Promoter Score, ou Pontuação do Promotor Líquido) de excelência, mostra o quão a gamificação dos processos de recrutamento pode mudar a vida de candidatos no Brasil. Esperamos sempre melhorar essa parceria longeva e que a Ambev continue acreditando nos nossos projetos.

A PushStart estará presente no RH Leardership Xperience 2022, em 4 de abril, das 9h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento de inovação e tecnologia da América Latina receberá profissionais líderes de recrutamento e seleção e empresários das mais diversas áreas.

Escrito por Felipe Marlon

Felipe é co-fundador da PushStart, geek, programador, produtor e economista. Com grande conhecimento e vasta experiência com novas tecnologias para Games, Programas de TV e conteúdo para WEB.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho