Esporte, humor e games nas finais do basquete americano!

GamificaçãoEstúdioEngajamento

Uma das parcerias internacionais mais incríveis da PushStart em 2019 foi com a norte-americana Bleacher Report / Turner. O contato teve  início na GDC (Game Developers Conference), a maior conferência do mundo para artistas e desenvolvedores de jogos que acontece todos os anos em São Francisco, Califórnia. Com o apoio da ABRAGAMES e a APEX BRASIL, a PushStart participava como expositora no evento, quando recebeu a visita do produtor da B/R, Mikey Navarro, que procurava uma empresa capaz de realizar um jogo temático para um dos maiores eventos de seu país: as finais da NBA! O prazo: pouco mais de 30 dias, para coincidir com a final da temporada de basquete.

Salão de entrada para o evento GDC 2019

Fundada em 2005 por quatro amigos que queriam falar sobre esportes de uma maneira diferente para a internet, o portal Bleacher Report (B/R) se consolidou como uma das referências na área, chegando a entrar para a lista dos “50 melhores sites de 2011” da revista Time, sendo adquirido em 2012 pela Turner Broadcasting System, um dos maiores grupos de comunicação do mundo.

Essa era uma oportunidade única! E a equipe viu ali a chance de firmar mais uma parceria internacional voltada para games. Além do prazo e da distância, outro ponto foi um fator desafiador para a criação do jogo: entender o universo do basquete que, junto com o futebol americano e o beisebol, é o esporte mais acompanhado e querido dos norte-americanos. Mikey, que havia jogado GRINGO HERO, sabia que a PushStart tinha competência, qualidade e humor para construir esse projeto.

O pouco tempo de desenvolvimento exigiu um alinhamento quase que diário com o cliente. O trabalho foi dividido em duas frentes: Mecânica, para deixá-lo leve de se jogar em smartphones ou desktops e sem a necessidade de fazer download (estilo de jogo conhecido como Hyper Casual), e Roteiro & Game Design, para criar as piadas e a identidade visual.

Concept arts do jogo

O projeto exigiu muito do time de arte da PushStart que, em um período curto, teve de criar um grande volume de assets e diferentes estilos de animação. Foi um grande trabalho em equipe, com a interação constante de todas as áreas da Push.

Após o feedback da redação do Bleacher Report sobre os protótipos de mecânica e design do jogo, iniciou-se o processo de refinamento e finalização até o dia oficial de sua publicação.

SHOOT YOUR SHOT foi um sucesso! E a PushStart acredita que isso não seria possível sem a expertise adquirida em outros projetos esportivos, como o Gringo Hero, e a integração com diferentes conteúdos, como o Deadly Arcade (baseado na série Deadly Class da FOX e finalista na categoria Big Brands do Festival BIG 2019).

Fazer humor e engajar através de jogos é uma marca da PushStart! A parceria criada com a B/R mostrou que nossa técnica é capaz de alcançar novos temas e fronteiras. O Toronto Raptors foi o campeão daquele ano e o basquete ganhou um novo time de fãs aqui na PushStart.

Escrito por Vinicius Oppido

Vinicius é designer, animador, roteirista, diretor e co-fundador da PushStart. Premiado pelo Anima Mundi 2006 e com mais de 20 anos de experiência no audiovisual.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho