Push Dynamics - Uma plataforma para processos seletivos à distância e em grupo

GamificaçãoRH TechEngajamento

O dia de dinâmica em grupo de um processo seletivo é um momento muito especial, tanto para a empresa quanto para os candidatos. É quando os participantes têm uma primeira experiência imersos na empresa em que pretendem ingressar e poderão conhecer seus gestores e futuros parceiros de jornada.

No começo de 2020, com o cenário pandêmico impedindo a realização de encontros presenciais, foi necessário buscar um novo caminho para executar o programa de seleção de executivos da Suzano. Nesse cenário, a PushStart decidiu aplicar os quatro anos de experiência com processos seletivos na criação do Push Dynamics, uma plataforma totalmente interativa e destinada exclusivamente à realização de avaliações, desafios e cases em grupo, tornando possível que candidatos ainda fossem avaliados sobre seus conhecimentos na área em que pretendiam atuar, além de suas soft skills – trabalho em equipe, liderança, criatividade, foco no cliente, e afins. A ideia base foi a de uma Sala de Controle da empresa (ou Master Room), onde era possível visualizar e controlar todos os dados da companhia, desde a produção, parte industrial, logística, marketing, venda, em um business case gamificado.

Foi a primeira vez na história da Suzano em que foi possível reunir pessoas do mundo inteiro em uma mesma sala de avaliação, dentro do mesmo jogo simultaneamente, criando uma atmosfera que simula a realidade. Enquanto os candidatos buscavam a solução do case proposto, os gestores podiam avaliá-los através do App do Gestor, uma plataforma de avaliação individual que cria um parâmetro de notas para ser reunida em um consenso automatizado, com gráficos e relatórios atualizados em tempo real. O App – utilizado por toda gerência, diretoria e até os presidentes das empresas – possibilita às empresas tomarem decisões de forma muito mais ágil e prática.

Ambev, B2W, Braskem, BRF, International Paper e Unilever conseguiram expandir ainda mais o uso da inovação, fazendo centenas de dinâmicas. No caso da Ambev, foram realizados cases para a área de business, tech (propondo melhorias dentro de um app) e supply (construindo um simulador para gerenciar diversas áreas de uma fábrica). O grupo AB InBev também levou o Push Dynamics para diversas empresas espalhadas pela América Latina, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Já com a B2W, os candidatos se sentiram assumindo o controle da empresa durante uma Black Friday.

O NPS (Net Promoter Score, ou Pontuação do Promotor Líquido) de excelência que recebemos dos participantes foi o resultado de uma experiência rica e divertida para candidatos e gestores. Além da economia de tempo e espaço, outro ponto positivo foi o aumento do comparecimento dos candidatos, comumente tendo 100% de presença. Acima de tudo isso, o principal ganho na realização das dinâmicas pelo Push Dynamics foi a inclusão social e geográfica dos candidatos, aumentando a diversidade no processo seletivo.

As melhorias na plataforma Dynamics são constantes. Cada empresa tem demandas e necessidades distintas de avaliação, para o enriquecimento de suas funcionalidades. Em um futuro próximo, as dinâmicas presenciais voltarão a acontecer gradativamente, mas a inclusão e redução de gastos que uma dinâmica digital consegue promover é ainda mais vantajosa para ambos os lados. E o melhor de tudo, a experiência continuará sendo um momento de muito aprendizado e de troca de conhecimento entre candidatos e gestores.

Escrito por Wagner Nitsch

Wagner é co-fundador da PushStart. Graduado em Ciências da Computação, trabalha com tecnologia há 14 anos e há 7 com games. Na PushStart, é responsável pela equipe de desenvolvimento e gerente de projetos.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho