Santander: Game Stories e Webcase para trainee

RH TechGamificaçãoEngajamento

Em 2021, mais uma grande empresa do setor financeiro realizou parceria com a PushStrat em seu processo de Recrutamento e Seleção, o banco Santander inovou ao utilizar nossos produtos Stories, Dynamics e Gestor. Assim, criamos o Santander Game Stories e o Santander Webcase 2021. Nesses projetos de gamificação, o Santander nos enviou os conteúdos principais focados para trainee e, a partir deles, fizemos a nossa adaptação e revisão.

O Santander Game Stories foi feito na nossa plataforma Stories, um formato de gamificação no estilo story das redes sociais. Os conteúdos foram divididos em trilhas, sendo elas: Open Finance, Transformação Digital, Inovação e Diversidade. Todas as trilhas envolveram questões de fits (questões ligadas ao comportamento) e gamificadas, com o objetivo de  analisar tanto o lado comportamental quanto o lógico e racional dos candidatos. O projeto contou com vídeos de colaboradores reais do banco, abordando os temas das trilhas e também informando sobre o dia a dia na empresa.

Imagem ilustrativa do Stories Santander criado pela PushStart

Já o Santander Webcase foi planejado na nossa plataforma Dynamics, um formato gamificado e online de dinâmica em grupo em que os candidatos foram convidados a realizarem um desafio dividido por diferentes temas em cada rodada. Dentro da plataforma, foram disponibilizados dados, notícias de sites e postagens em redes sociais sobre os temas do desafio para ajudar o embasamento dos candidatos na resolução do webcase. Ao final do desafio, foi formado um pitch com todas as respostas computadas pelos grupos. A dinâmica conteve uma fase de Preparação onde os candidatos tiveram tempo de se organizarem para a apresentação.

Imagem ilustrativa do Webcase Santander criado pela PushStart

Para a avaliação dos candidatos é utilizada outra plataforma da Push, o App do Gestor, onde é possível fazer uma avaliação individual de acordo com as competências percebidas pelos gestores, conseguindo deixar comentários específicos, dar estrelas (de 1 a 5), salvar como favorito para achar os participantes mais facilmente e selecionar suas habilidades.

Imagem ilustrativa do app do gestor Santander criado pela PushStart

De acordo com o NPS (Net Promoter Score, métrica que mede o nível de satisfação dos clientes) conseguimos compreender que a gamificação contribui positivamente para o aprendizado dos participantes, além de analisar suas competências, conhecimentos sobre a empresa e seu comportamento emocional e racional, de uma maneira leve e interativa, sem tirar o foco do processo seletivo.

Estes foram os primeiros projetos realizados com o conteúdo inteiramente enviado pelo Santander, com a nossa adaptação e revisão. Essa parceria já vem de uma longa data e os resultados melhoram a cada projeto. A gamificação já transformou a vida de centenas de candidatos que passaram pelos cases, que são impactados positivamente com a essência da inovação. Esperamos continuar com essa parceria e melhorar ainda mais as experiências das pessoas, transformando esse momento de nervosismo e ansiedade que os processos seletivos convencionais transmitem, para algo leve, interativo e recheado de conhecimento.

A PushStart estará presente no RH Leardership Xperience 2022, em 4 de abril, das 9h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento de inovação e tecnologia da América Latina receberá profissionais líderes de recrutamento e seleção e empresários das mais diversas áreas.

Escrito por Felipe Marlon

Felipe é co-fundador da PushStart, geek, programador, produtor e economista. Com grande conhecimento e vasta experiência com novas tecnologias para Games, Programas de TV e conteúdo para WEB.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho