Um case interativo na etapa de dinâmicas do processo seletivo da Suzano

GamificaçãoRH TechEngajamento

Em 2019, a Suzano desenvolveu em parceria com a PushStart seu processo seletivo Jovens Engenheiros 2020, e o principal tema foi o impacto que as novas tecnologias poderiam ter no futuro da empresa. Com isso, precisariam identificar em cada candidato uma visão única dessas possibilidades.

Para a PushStart, o desafio foi criar uma experiência que permitisse aos candidatos se inspirarem e trazerem ideias relevantes para a etapa presencial. Para isso foram realizadas pesquisas e conversas com o time de transformação digital da Suzano, até que se chegou a ideia de permitir que todos os candidatos tivessem contato com diversas novas tecnologias. Assim eles poderiam entender suas qualidades e limitações em outros contextos para, depois disso, serem desafiados em um case da Suzano.

Dessa forma surgiu o SUZANO TECH CHALLENGE, uma dinâmica imersiva e gamificada dividida em dois momentos: TECNOLOGIAS e INOVAÇÃO. No primeiro, os participantes vivenciaram diferentes simulações, como realizar entregas por meio de drones; solucionar problemas em uma estação espacial por meio de um jogo em realidade virtual; fazer um veículo percorrer um caminho dificultoso por meio de inteligência artificial; convencer diferentes perfis de consumidores a comprar ingressos para um show por meio de ações de marketing, e por último, solucionar um enigma por uma simulação de blockchain. 

 

Simulação de entregas por meio de drones para o processo seletivo Jovens Engenheiros 2020 da Suzano Papel e Celulose

 

No segundo momento, INOVAÇÃO, os candidatos foram convidados a propor soluções para problemas reais da Suzano, criados pelos próprios gestores da empresa. Com a maioria de candidatos formada por engenheiros, foram elaborados problemas desde a área florestal até a área comercial da empresa. Aqui, não seria a inovação mais revolucionária que se destacaria, mas sim a mais inteligente e viável. Além disso, os candidatos receberam ao longo do processo conteúdos sobre “Metodologia Ágil” que poderiam ser aplicados nesse momento.

Novamente o APP DO GESTOR foi utilizado em um processo seletivo, sendo possível ranquear a pontuação de cada candidato, atribuir hashtags de perfil e comparar a avaliação que cada gestor fez sobre um candidato, além de uma versão exclusiva para a entrevista final realizada pelo CEO Walter Schalka e seus executivos.

 

WebApp do Gestor desenvolvido pela PushStart para o processo seletivo Jovens Engenheiros 2020 da Suzano Papel e Celulose

 

Até chegar às dinâmicas de avaliação, foram cerca de três meses de desenvolvimento do projeto, mas o trabalho empregado na elaboração das avaliações pôde proporcionar aos candidatos uma experiência única, com muito aprendizado e diversão, trazendo também benefícios e desenvolvimento no âmbito profissional.

Esse projeto, liderado na Suzano por Ana Clara Siqueira e Thaís Loureiro, reflete o amadurecimento e a qualidade adquirida pela PushStart na elaboração de processos seletivos, e a parceria recorrente com a Suzano Papel e Celulose reflete a credibilidade adquirida por inovar na área de Recursos Humanos.

Escrito por Felipe Marlon

Felipe é co-fundador da PushStart, geek, programador, produtor e economista. Com grande conhecimento e vasta experiência com novas tecnologias para Games, Programas de TV e conteúdo para WEB.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho