Um case interativo na etapa de dinâmicas do processo seletivo da Suzano

Em 2019, a Suzano desenvolveu em parceria com a PushStart seu processo seletivo Jovens Engenheiros 2020, e o principal tema foi o impacto que as novas tecnologias poderiam ter no futuro da empresa. Com isso, precisariam identificar em cada candidato uma visão única dessas possibilidades.

Para a PushStart, o desafio foi criar uma experiência que permitisse aos candidatos se inspirarem e trazerem ideias relevantes para a etapa presencial. Para isso foram realizadas pesquisas e conversas com o time de transformação digital da Suzano, até que se chegou a ideia de permitir que todos os candidatos tivessem contato com diversas novas tecnologias. Assim eles poderiam entender suas qualidades e limitações em outros contextos para, depois disso, serem desafiados em um case da Suzano.

Dessa forma surgiu o SUZANO TECH CHALLENGE, uma dinâmica imersiva e gamificada dividida em dois momentos: TECNOLOGIAS e INOVAÇÃO. No primeiro, os participantes vivenciaram diferentes simulações, como realizar entregas por meio de drones; solucionar problemas em uma estação espacial por meio de um jogo em realidade virtual; fazer um veículo percorrer um caminho dificultoso por meio de inteligência artificial; convencer diferentes perfis de consumidores a comprar ingressos para um show por meio de ações de marketing, e por último, solucionar um enigma por uma simulação de blockchain.

 

Simulação de entregas por meio de drones para o processo seletivo Jovens Engenheiros 2020 da Suzano Papel e Celulose

 

No segundo momento, INOVAÇÃO, os candidatos foram convidados a propor soluções para problemas reais da Suzano, criados pelos próprios gestores da empresa. Com a maioria de candidatos formada por engenheiros, foram elaborados problemas desde a área florestal até a área comercial da empresa. Aqui, não seria a inovação mais revolucionária que se destacaria, mas sim a mais inteligente e viável. Além disso, os candidatos receberam ao longo do processo conteúdos sobre “Metodologia Ágil” que poderiam ser aplicados nesse momento.

Novamente o APP DO GESTOR foi utilizado em um processo seletivo, sendo possível ranquear a pontuação de cada candidato, atribuir hashtags de perfil e comparar a avaliação que cada gestor fez sobre um candidato, além de uma versão exclusiva para a entrevista final realizada pelo CEO Walter Schalka e seus executivos.

 

WebApp do Gestor desenvolvido pela PushStart para o processo seletivo Jovens Engenheiros 2020 da Suzano Papel e Celulose

 

Até chegar às dinâmicas de avaliação, foram cerca de três meses de desenvolvimento do projeto, mas o trabalho empregado na elaboração das avaliações pôde proporcionar aos candidatos uma experiência única, com muito aprendizado e diversão, trazendo também benefícios e desenvolvimento no âmbito profissional.

Esse projeto, liderado na Suzano por Ana Clara Siqueira e Thaís Loureiro, reflete o amadurecimento e a qualidade adquirida pela PushStart na elaboração de processos seletivos, e a parceria recorrente com a Suzano Papel e Celulose reflete a credibilidade adquirida por inovar na área de Recursos Humanos.


Escrito por Felipe Marlon

Felipe is a geek, programmer, producer and economist. With deep knowledge and extensive experience with new technologies for Games, Tv Shows and Web content.


Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:
Envie seu trabalho
Todos os direitos reservados - © PushStart