Braskem Game: de volta e com cara nova

RH TechGamificaçãoEngajamentoMudar o Mundo

A gigante petroquímica Braskem , junto com a Cia de Talentos, renovou a parceria com a PushStart para garantir a gamificação dos processos seletivos da empresa. Dando origem aos projetos Braskem Stories e Braskem Game 2020, jogos com linguagem moderna, interativa e divertida.

Com o sucesso da primeira versão do Braskem Game, que contou com mais de 30 mil candidatos na primeira fase, a Pushstart desenvolveu uma nova versão gamificada do processo seletivo em formato de RPG, o Verse. Agora, com novas melhorias no mapa da cidade, além de customização dos personagens, novos acessórios e melhorias adicionais.

O Braskem Game foi inovador,  divertido e funcional, principalmente para o recrutamento de candidatos que demonstraram durante a jornada, características importantes para a companhia. 

Os candidatos participaram de maneira ativa, criaram e controlaram seus próprios avatares, exploraram todo o mapa e coletaram itens disponíveis durante o game.

Um dos pontos chaves do game, foi demonstrar como o plástico pode ser transformado, possuindo inúmeras variações e formas.

Já a cidade foi o ambiente utilizado para informar sobre o impacto de iniciativas, projetos e produtos criados pela Braskem. Alguns itens coletáveis como:  face shield (escudo facial), chave de carro e objetos com design atualizados, foram pensados ​​para exemplificar visualmente como a Braskem está presente no nosso dia a dia.

Imagem de todos os itens colecionáveis ​​do jogo Braskem GameTodos os ambientes foram pensados a partir de lugares ligados à Braskem como: a planta, onde ocorrem todas as produções, a sede, onde se localiza a parte administrativa, o Centro de Inovação, que não é um local físico tem como foco promover o incentivo a empresas com projetos de impactos positivos para o planeta, sociedade e instituições. 

Imagem do mapa do jogo Braskem GameExploração

Nesta fase os candidatos podem jogar e conhecer mais sobre a companhia e seus colaboradores, contando com depoimentos e dicas. Agora, a nova versão do jogo conta com 16 itens coletáveis e personagens da cidade.

Os personagens e os itens coletáveis ​​possuem a função de aprofundar o candidato no universo Braskem, incluindo a cultura, os colaboradores, o portfólio de produtos, curiosidades e responsabilidades, tornando possível que os gestores conheçam melhor os candidatos através de suas escolhas.

Inovação

Após completar a fase de ''Exploração" os candidatos selecionados são direcionados para a fase de “Inovação” onde novas tarefas são desbloqueadas e algumas delas são respondidas com mensagens de texto e áudios pelos próprios candidatos, essas mensagens são enviadas diretamente para os avaliadores da Braskem em tempo real. 

Novidades

Novas roupas, penteados e acessórios foram implementados na customização do avatar do candidato, com camisetas temáticas com as cores da bandeira LGBTQIAP+, turbante e dreads, a customização contribui para o aumento da diversidade dentro do game. 

Imagem de personalização do personagem do jogo Braskem GameAlém de toda personalização citada acima, o candidato poderá escolher o pronome no qual se identifica, aumentando a possibilidade de identificação entre avatares e candidatos, dessa maneira, se sentem representados e imersos no jogo. 

Imagem da seleção de pronomes no jogo Braskem GameOs jogadores são guiados através de uma seta que os direcionam para o próximo personagem, e para ajudar ainda mais, foi implementado um novo botão de “avanço rápido'' (representado por um foguete), para que os jogadores sejam levados instantaneamente para os NPCs com a próxima missão.

Imagem do botão de avanço rápido no jogo Braskem GameAo final da jornada os dados do candidato são enviados para os gestores que avaliarão sua perfomance para a próxima etapa estabelecida pela Braskem. 

 

Escrito por Felipe Marlon

Felipe é co-fundador da PushStart, geek, programador, produtor e economista. Com grande conhecimento e vasta experiência com novas tecnologias para Games, Programas de TV e conteúdo para WEB.

Seja um pusher você também

Estamos sempre em busca de pessoas que amam trabalhar com inovação e criatividade. Junte-se ao nosso time! Nós temos oportunidades para:

Envie seu trabalho